A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto, investiga a segunda morte por suspeita de dengue. A vítima, uma mulher de 39 anos, residente no bairro Santa Cruz, na zona urbana da cidade, foi a óbito na madrugada desta quarta-feira (3) na UTI adulto do Hospital Geral de Guanambi.
Uma amostra sanguínea foi colhida e levada para exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) para fins de investigação. De acordo com a Coordenadora Epidemiológica do município, Jéssica Ramos, um dia antes do óbito foi realizado um Teste Rápido (TR), o qual confirmou a morte em decorrência da doença. “A paciente do sexo feminino, com comorbidade, deu entrada no hospital pela manhã do dia 02/04, com sinais e sintomas sugestivos de dengue, evoluiu para piora do quadro clínico no período da tarde, foi realizado teste rápido que deu positivo para a dengue. Foi regulada e foi transferida pela VAGA ZERO para UTI adulto do Hospital Regional de Guanambi, infelizmente na madrugada do dia 03/04 evoluiu para óbito. Já iniciamos todo o processo de investigação de óbito dela, e como já mencionei anteriormente, a posição da Secretária Municipal de Saúde, bem como do Departamento de Vigilância Epidemiológica, é aguardar o parecer final da Câmara Técnica responsável pela investigação dos óbitos ocorridos por Dengue aqui na Bahia, na qual iremos acatar a conclusão do caso. Dessa forma, já foram encaminhados todos os documentos necessários para a conclusão do caso e mantemos aguardando a resposta da conclusão desse óbito e do que também ocorreu no dia 19/03”, esclareceu.
A primeira morte registrada por suspeita de dengue em 2024 foi de uma idosa de 84 anos, residente na zona rural, que foi a óbito no dia 19 de março, no Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeira.
Medidas preventivas e carro fumacê
Questionada sobre reforçar a estratégia de enfrentamento à dengue no município, Jéssica informou que a gestão irá refazer o pedido do Carro Fumacê. “Iremos refazer o pedido do fumacê, reforçando com os novos dados dos nossos casos. A equipe de borrifação de endemias mantem fazendo os bloqueios com bomba costal nos locais com mais risco e a equipe fixa de endemias fazendo o focal e perifocal”, esclareceu.
Boletim Epidemiológico
Desde o dia 27 de fevereiro, Palmas de Monte Alto se encontra em estado de epidemia por dengue. Conforme o último boletim divulgado nesta quarta-feira (3), Palmas de Monte Alto tem 311 casos notificados, no qual 20 foram confirmados, 44 descartados, 247 aguardando coleta ou resultado, 3 pessoas se encontram hospitalizadas e existem 2 óbitos em investigação. [Veja o boletim]
Até o fechamento desta matéria, a Bahia já possui 27 óbitos nas cidades de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Piripá (3), Feira de Santana (2), Juazeiro (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1) e Santo Estevão (1).
Feito por Portal Vilson Nunes