DENGUE: Palmas de Monte Alto entra em situação de epidemia; carro fumacê será solicitado

(Foto: Reprodução)

A cidade de Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, entrou para um dos municípios da Bahia que se encontra em situação de epidemia por dengue. A última atualização dos dados foi divulgada na terça-feira (27) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), subindo para 64 o número de cidades em epidemia. [Veja dados]



A informação foi confirmada ao PORTAL VILSON NUNES pela Enfermeira Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Jéssica Teixeira Ramos que, através de nota encaminhada à nossa reportagem, informou sobre o trabalho de visitas e vistorias em lotes abandonados, onde vêm sendo encontrados lixos domésticos que podem ser considerados habitat do Aedes Aegypt. “A larva do mosquito não é encontrada em mato, e sim, em entulhos que são deixados nesses e em outros locais”, esclareceu.

Questionada sobre as medidas que serão adotadas para evitar a proliferação do Aedes, a coordenadora disse que todos os procedimentos cabíveis já estão sendo adotados, sobretudo, o de conscientização sobre o risco de deixar águas paradas no quintais de residências. Além disso, a Nebulização a Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido também como carro fumacê, será solicitado junto à Sesab. “Estamos realizando a nossa parte indo aos locais indicados, notificando e orientando a todos e esperamos a contrapartida de toda a população. Cada dia mais estamos tendo mais casos suspeitos, e a ajuda da comunidade em todos os sentidos é essencial”, finalizou a enfermeira.

Até o fechamento desta matéria, 69 casos suspeitos da doença já foram notificados em Palmas de Monte Alto, sendo 3 confirmados por laboratório e 4 descartados. As demais notificações aguardam confirmação e/ou o período de 7 dias de inicio dos sintomas para a coleta.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.