Palmas de Monte Alto investiga primeira morte por dengue em 2024; vítima foi uma idosa de 84 anos

Foto meramente ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto, investiga a morte de uma idosa de 84 anos por suspeita de dengue. A vítima, residente na zona rural, foi a óbito na tarde da última terça-feira (19), no Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeira.

Uma amostra sanguínea foi colhida e levada para exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-BA) para fins de investigação. De acordo com a Coordenadora Epidemiológica do município, Jéssica Ramos, no dia do óbito foi realizado um Teste Rápido (TR), o qual confirmou a morte em decorrência da doença. “Ela positivou em TR, mas estamos aguardando o resultado do laboratório que pode ser divulgado em até 15 (quinze dias) após receberem o material colhido, mas estamos confiantes que teremos a reposta, no mais tardar, na próxima semana”, esclareceu.

Medidas preventivas e carro fumacê

Questionada sobre reforçar a estratégia de enfrentamento à dengue no município, Jéssica informou que além das visitas e vistorias de toda a equipe de saúde epidemiológica e vigilância sanitária em residências e terrenos baldios, a fim de detectar os maiores pontos de foco do mosquito, a Secretaria de Saúde do município também solicitou a ação de Ultra Baixo Volume, o conhecido Carro Fumacê, mas que ainda aguarda na lista de espera.

Como reposta da solicitação, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que “a designação é para aplicação de UBV acoplado a veículo. Contudo, toda nossa frota encontra-se em atividade em outros municípios, sendo necessário o retorno de quantitativo para liberação para outros que se fazem necessário. Estaremos colocando na lista dos solicitantes”.

Boletim Epidemiológico 

Desde o dia 27 de fevereiro, Palmas de Monte Alto se encontra em estado de epidemia por dengue, com 184 (cento e oitenta e quatro) casos notificados, no qual 11 (onze) foram confirmados, 28 (vinte e oito) descartados, 2 (duas) pessoas se encontram hospitalizadas e há 1 (um) óbito em investigação. [Veja o boletim]

Até o fechamento desta matéria, a Bahia já possui 18 (dezoito) mortes confirmadas.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.