Palmas de Monte Alto: Ex-vereador Eujácio morre aos 80 anos; prefeito Manoel Rubens decretou Luto Oficial

Foto: Reprodução

Na noite deste sábado (26), uma notícia entristeceu o município de Palmas de Monte Alto (BA). O ex-vereador Eujácio de Souza Neto, mais conhecido como “Seu Eujácio do Espraiado”, de 80 anos de idade, faleceu por volta das 23h, dentro de sua residência no distrito de Espraiado, após sofrer um infarto.

Casado com a senhora Maria dos Santos Souza, Eujácio tinha três filhos adotivos. Em sua trajetória política, ele teve 9 mandatos como vereador do município, sendo que por três vezes, assumiu a presidência da Câmara Municipal, além de vice-presidente e secretário por várias vezes. Foi eleito pela 1ª vez em 1971/1972 – mandato tampão, legislatura esta sem remuneração, só então, a partir de 1973 que fora implantada a remuneração de vereador. Foi vereador de 1971 até 1996 de forma consecutiva, ficando fora no período de 1997 a 2004, vindo então, mais uma vez a assumir uma vaga na Câmara na legislatura 2005 a 2008, assumindo a vaga da saudosa vereadora Nadir de Castro Pinto, em setembro de 2005, em decorrência do seu falecimento. Em 2016, Eujácio foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para a Legislatura vigente de 2017 a 2020.

No dia 15 de outubro de 2018, em seu último mandato como vereador, a Câmara Municipal promoveu sessão em homenagem a Eujácio pelos seus 77 anos de vida. Na ocasião, em entrevista ao PORTAL VILSON NUNES, ele ressaltou que sempre exerceu todos os seus mandatos com muita simplicidade e tranquilidade. Eujácio disse que uma das coisas que mais ele prezava era a honestidade e o fato de não ter inimigo político.

No ano passado, em sessão solene, a Câmara de Vereadores, através de uma indicação dos vereadores Francisco Emílio Pereira Lima e Selma Teixeira de Souza, Seu Eujácio recebeu moção de aplausos pela dedicação e cuidado com o povo de Espraiado e região.

Em 30 de outubro de 2021, seu Eujácio participou do seu último ato público na inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Wilson Lins, do Distrito de Espraiado. Em seu discurso, ele agradeceu o apoio do prefeito na transformação do referido distrito e afirmou que era um político extremamente realizado por tantas obras que ajudou a chegar à localidade. [veja foto]

Foto: Divulgação

Em contato com a nossa reportagem, o prefeito Manoel Rubens, um dos melhores amigos de Seu Eujácio, lamentou profundamente o falecimento do ex-vereador. “Lamento muito, que DEUS acolha e conforte sua família. Um cidadão de bem que defendeu 09 mandatos de Vereador com muita dedicação ao povo de Palmas de Monte Alto, em especial aos mais pobres como mensageiro do BEM“, escreveu Rubens.

LUTO OFICIAL

Em edição extra no Diário Oficial do Município, neste domingo (27), o prefeito Decretou Luto Oficial de 3 (três dias) em todo o território do município. [confira]

VELÓRIO

Em nota, a Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto prestou sentimentos à família e aos amigos pela irreparável perda, destacando que “o senhor Eujácio foi um importante personalidade política do município, conhecido por sua humildade, generosidade e tantas outras virtudes”. No comunicado, o Poder Legislativo ainda informou que o corpo está sendo velado neste domingo (27), das 8h às 10h no Auditório Abílio de Castro Lima, e logo em seguida será transladado para o Distrito de Espraiado onde acontecerá o sepultamento às 18h, no cemitério local.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.