noticias Justiça Federal condena prefeito de Palmas de Monte Alto...

Justiça Federal condena prefeito de Palmas de Monte Alto por improbidade administrativa e determina devolução de recursos públicos

-

- Advertisment -

Manoel Rubens Vicente da Cruz (Foto: Vivian Nunes/Portal Vilson Nunes)

A Justiça Federal condenou o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz, por irregularidades na aplicação de recursos federais do IGD – Índice de Gestão Descentralizada ao contratar serviços que não guardavam vinculação com a melhoria da gestão do Programa Bolsa Família, tais como contratação de serviço de acesso à internet, nos anos de 2008 e 2009. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (18).

A ação movida pelo MPF imputou ao gestor a prática de atos de improbidade que causaram lesão ao Erário e atentaram contra os princípios da Administração Pública, sustentando, em síntese, ilegalidades ocorridas na aplicação de verba pública federal proveniente do IGD.

Em sua defesa, Manoel Rubens argumentou que, a utilização de recursos do IGD para a contratação de serviços de internet não constitui qualquer ilícito; b) que o pagamento de remuneração de integrantes do Conselho de Assistência Social também não denota qualquer irregularidade, eis que a atuação destes está intimamente ligada à execução das ações da Secretaria de Ação Social, na gestão local do Programa Bolsa Família; c) inexistência de enriquecimento ilícito ou de prejuízo ao Erário; d) ausência de dolo ou culpa.

No entanto, na sentença, o juiz federal, Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, acolheu parcialmente a argumentação do MPF. “Lado outro, afirmou o acusado em depoimento pessoal que o serviço de internet ora apurado era prestado para toda a Secretaria (de Assistência Social). Já o próprio contratado, Sr. José Alves Rocha Neto, afirmou perante a Polícia Federal (fl. 144/5) que prestou serviços a todos os setores da Prefeitura. Considerando-se essa hipótese, que está indicada nos Processos de Pagamento nº 1527 e 9304 (fls. 42 e 45), dependendo do número de pontos de internet pode ser que não se vislumbre onerosidade excessiva. Contudo, fatalmente verifica-se desvio quanto à destinação da verba do IGD. Inegável, pois, que a finalidade específica de melhoria da gestão do Programa Bolsa Família ficou prejudicada, eis que a verba fora utilizada para outros tipos de despesas (fornecimento de internet a todos os setores da Prefeitura). Concluo, pois, que tanto numa hipótese como em outra, está constatada a prática de ato de improbidade administrativa que implica em dano/prejuízo ao Erário, na medida em que Manoel Rubens Vicente da Cruz, na condição de prefeito de Palmas de Monte Alto/BA, liberou verba pública vinculada ao IGD sem a observância das normas pertinentes (art. 10, inciso XI, Lei nº 8.429/92), bem como permitiu que o terceiro contratado – José Alves Rocha Neto ME – se enriquecesse ilicitamente (art. 10, inciso XII, Lei nº 8.429/92)“, escreveu o magistrado.

Nessa sentença, Manoel Rubens foi condenado por prejuízo ao erário e atentado aos princípios da Administração Pública e deverá promover o ressarcimento integral do dano, apurado no valor de R$8.925,80 (oito mil, novecentos e vinte e cinco reais e oitenta centavos), sobre o qual deverá incidir a taxa SELIC desde 11.11.2009 (data do último pagamento realizado). CONFIRA:

Conforme levantamento feito pelo Portal Vilson Nunes, com os dados básicos da correção pela Selic, hoje, dia 20 de setembro de 2019, o valor final corrigido está em R$ 22.759,87 (vinte e dois mil, setecentos e cinquenta e nove reais e oitenta e sete centavos).

A decisão ainda cabe recurso. Até a publicação desta matéria, o prefeito não havia se manifestado publicamente sobre o caso.

Além desta, o chefe do executivo montealtense responde a pelo menos mais sete ações que estão tramitando na Subseção Judiciária de Guanambi. Alguns processos já estão conclusos para sentença.

Fonte: Portal Vilson Nunes

Últimas Notícias

Guanambi: Segurança é preso pela PM por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito

Um segurança de 28 anos, foi preso na noite deste sábado (18), após ser flagrado por embriaguez ao volante,...

Prefeitura de Iuiú emite Nota à respeito da cobrança de tarifa de esgoto na cidade

A Prefeitura Municipal emitiu nesta segunda-feira, 20 de janeiro, uma nota de esclarecimento à respeito da cobrança de tarifa...

Lagoa Real: Acidente na BA-940 deixa uma pessoa morta e três feridas; mulher foi socorrida ao HGG em estado grave

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após um acidente na BA-940 no município de Lagoa Real, sudoeste...

Internado há mais de 1 mês após sofrer acidente, jovem de Igaporã não resiste e morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista

Um jovem morreu após permanecer mais de um mês internado após ser vítima de acidente na BA-573, entre os...

Sergio Moro promete “passagem só de ida a presídio federal” a membros do PCC que fugiram no Paraguai

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, escreveu em uma rede social, neste domingo (19), que está...

PCC realiza fuga em massa em prisão no Paraguai; 75 conseguem escapar

Setenta e cinco presos, a maioria membros do PCC (Primeiro Comando da Capital), fugiram na madrugada deste domingo (19)...

Mais Lidas

- Advertisement -

Portal Vilson NunesÚltimas Notícias
O portal de notícias com a marca da verdade