O deputado Vitor Bonfim (PV) apresentou projeto de resolução na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) propondo a outorga do Título de Cidadão Baiano ao padre Jaciel Bezerra da Silva, a ser entregue em sessão especial, em data estabelecida pela Mesa Diretora.
Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca três importantes frentes de atuação do padre Jaciel Bezerra, como sacerdote, músico e evangelizador. Nascido em dia 28 de maio de 1976, na cidade de Correntes, em Pernambuco, onde passou a sua infância e adolescência, Jaciel é o filho mais velho de José Bezerra e Helena Ferreira.
Iniciou seu primeiro grau na Escola Municipal Clarice Godoi, em Correntes (PE), e o segundo grau no Colégio Municipal das Correntes. Segundo o Vítor Bonfim, desde jovem, o homenageado “sempre se apresentou com dinamismo, comunicação e liderança nos grupos escolares, sociais e nas apresentações culturais na cidade natal”.
Graduou-se em Teologia na Universidade Católica de Salvador (UCSal) e em Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf). Além disso, fez especialização em Tanatologia no PIO XI, São Paulo e Mestrado em Administração em Gestão de Negócios pela Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador.
O deputado lembrou, também, que o padre Jaciel Bezerra participou de vários encontros de jovens da Igreja católica da sua cidade e do processo de discernimento vocacional, até ingressar na Congregação Salesianos Dom Bosco, para iniciar o processo formativo de religioso, que foi finalizado no Seminário Central da Bahia, São João Maria Vianney, pertencente a Arquidiocese São Salvador da Bahia.
Após 13 anos de formação e estudos, foi ordenado sacerdote no dia 10 de agosto de 2014 na Catedral da Sé, Salvador, pela oração consecratória da Igreja e imposição das mãos do arcebispo Metropolitano de Salvador, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Foi, então, enviado à paróquia Divino Espírito Santo, localizada no Vale dos Lagos, para ser o pároco e administrador paroquial, quando começou a realizar ações de evangelização, incluído ações sociais na comunidade local.
Segundo o legislador, na vida sacerdotal, o padre Jaciel tem como referência os padres Zezinho, João Carlos e Dom Hélder Câmera. Hoje, além de pároco, padre Jaciel exerce a função de secretário da Irmandade de São Pedro dos Clérigos e assessor eclesiástico do Terço dos Homens e coordenador arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.
Para expandir o programa do Terço da Batalha, que realiza semanalmente, passou a evangelizar por toda a Bahia, propiciando às pessoas uma maior aproximação com Deus pela oração. “Nesse sentido, a recita do Terço da Batalha ocupou um lugar especial em sua vida e na vida do povo que acompanha suas transmissões ao vivo na Live Oracional”, escreveu o deputado Vitor Bonfim.
Como evangelizador, segundo o deputado, o padre Jaciel apresenta o programa Um Mergulho na Fé, com transmissão de segunda a sexta, às 10h, na Rádio Excelsior da Bahia. A atração oferece aos ouvintes uma imersão na fé, abordando temáticas relevantes sobre igreja, filosofia, sociedade e espiritualidade.
O deputado destacou também a virtude musical do padre Jaciel, que, tendo como referência os padres Zezinho e João Carlos, precursores dos padres cantores desde a década de 1980, lançou seu primeiro CD, Canções para Rezar, em 2019. “Com músicas como Doce Maria, rendeu homenagens a Nossa Senhora, resultando em seu primeiro show em sua cidade natal. Em 2020, sua composição Tudo Isso Passa se tornou um sucesso nas redes sociais durante a pandemia. A evangelização pela música foi seu diferencial no meio católico, destacando-se, assim, como um padre reconhecido no Estado da Bahia”, afirmou Vitor Bonfim.
Por fim, o deputado destacou os trabalhos sociais realizados pelo Padre Jaciel nas periferias de Salvador, que, segundo ele, têm ganhado grandes proporções no que tange à parte social, cultural, política e educativa da população. “Com um olhar misericordioso e prestativo, serve a população, sobretudo aos marginalizados, com amor e humildade”, elogiou o deputado. Ele disse ainda que o padre Jaciel está além do território paroquial, atuando em toda cidade prestando um serviço social, segundo os princípios do Santo Evangelho.
“E assim, Padre Jaciel Bezerra da Silva continua a trilhar sua jornada como sacerdote, músico e evangelizador, deixando uma marca indelével na vida daqueles que o acompanham com sua dedicação à fé, à música e à comunidade. Portanto, sua trajetória merece ser reconhecida e homenageada com a honraria proposta a esta Casa”, concluiu o deputado Vitor Bonfim.