O deputado Vitor Bonfim (PV) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues a inclusão de oito municípios no Programa Fala Bahia. Na indicação que protocolou na Assembleia Legislativa, ele discorreu sobre o avanço da conectividade, sobre a universalização dos serviços de telecomunicações e a democratização do acesso à internet como fundamentais “para proporcionar maior comodidade e integração comunicacional nas áreas rurais”.
Também considerou que a importância desses serviços vai além da inclusão digital das comunidades mais isoladas, “vez que impacta positivamente no desenvolvimento econômico, social, bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos”. Por isso, e considerando a relevância e o alcance social do Programa, ele pediu que o Fala Bahia seja estendido aos municípios, indicando, inclusive, as localidades. Assim, em Aracatu o Fala Bahia alcançaria Várzea da Pedra. Em Brumado chegaria às comunidades de Cristalândia, Lagoa Funda, Ubiraçaba e Umburanas; em Caetité, o programa seria estendido às comunidades de Brejinhos das Ametistas, Caldeiras, Maniaçu e Pajeú do Vento. Em Itaquera, o Fala Bahia chegaria a Horizonte e Vila Castelo Branco; em Irundiara, no município de Jacaraci; à comunidade Distrito das Aroeiras, em Mansidão. Em Paratinga seria beneficiada a comunidade Paulista e em Riacho de Santana a localidade Santa Rita.
Para Bonfim, a popularização da telefonia móvel e do acesso à internet no interior são demandas cada vez mais urgentes e crescentes. Seu objetivo, esclareceu, foi oferecer aos habitantes das localidades citadas a possibilidade de integração e socialização por meio de serviços de telefonia e internet, beneficiando “nossos irmãos baianos que vivem afastados dos grandes centros urbanos e nas áreas rurais, atualmente privados dos avanços tecnológicos”.
Fonte: Ascom