Um relatório emitido pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado), (Veja o relatório clicando aqui), através da Diretoria de Controle das Ações e Serviços de Saúde/Núcleo de acompanhamento de contratos, apontou que a Fundação Terra Mãe, vem obtendo um aproveitamento de 100% das metas contratuais a frente da UNACON em Caetité.
Na análise, a diretoria avaliou a produção por leito, especialidades, subgrupo e procedimentos realizados por períodos de 30 dias.
Conforme o documento a qual o Radar 030 teve acesso, é possível verificar, que a UNACON em Caetité, vem alcançando os números de atendimentos previstos em contrato, bem como a realização de procedimentos cirúrgicos, exames de imagens e de laboratório, e que são distribuídos entre os municípios pactuados na região de abrangência da unidade de saúde via regulação do estado.
O relatório ainda analisou, todos os setores a qual a Fundação Terra Mãe atua, como controle de óbitos, procedimentos, cirurgias, qualidade no atendimento, exames de imagens e laboratoriais.
O parecer referente ao mês Abril de 2023, concluiu:
Concluímos que a pontuação total a ser alcançada em análise de todos os indicadores é de 100 pontos – 100%.
Os indicadores a serem analisados apenas através de documentações comprobatórias perfazem um total de 57 pontos e 43 pontos perfazem o total de pontos referente à avaliação in loco.
No que se refere aos indicadores avaliados previamente por documentação comprobatória a unidade alcançou 57 pontos(base de cálculo: 57 x 100/57 = 100%), que equivalem a 100%.
As metas qualitativas poderão ser avaliadas conforme determinação da SUREGS, uma vez que encontra – se em tramitação o processo SEI N° 019.9849.2022.0035436-91 sobre as definições quanto aos descontos relativos a estas metas.
Desta forma, a unidade alcançou um total de 100 pontos (base de cálculo: 100×100/100 = 100%), que equivalem a 100%. – Abril/2023.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.
Os documentos emitidos pela SESAB, vão contra as declarações do prefeito Valtécio Aguiar(PDT), que vem afirmando que os serviços na Unacon são deficientes, e que a FTM, não administra a unidade a contento.
Com a narrativa, a prefeitura de Caetité, decidiu por suspender o contrato de repasse junto a UNACON, dificultando a manutenção da unidade que atende pacientes com câncer de toda região.
Dr. Almir Gonçalves, diretor da FTM, declarou em entrevista ao radialista Vilson Nunes, que o motivo do rompimento trata-se apenas de perseguição politica, já que por diversas vezes, o prefeito Valtécio o chamou para exigir demissões de funcionários da unidade, que não tinha a mesma linha partidária do gestor. Almir não cedeu aos pedidos do prefeito, sendo esse um dos motivos da rescisão do contrato da prefeitura para com a UNACON.
Via: Radar 030