Uma ave da espécie tuiuiú foi flagrada nesta segunda-feira (19) às margens da lagoa, na cidade de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Fontes ouvidas pela reportagem do PORTAL VILSON NUNES informaram que a ave não é uma espécie comum da nossa região. “A comentários que a INB soltou algumas espécies de alguns animais na região” informou um internauta. [assista]
Ver essa foto no Instagram
O tuiuiú (Jabiru mycteria) é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, mas 50% da população está no Brasil, principalmente na planície pantaneira. Com pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço, é uma ave que, definitivamente, marca presença.
Por ser uma cegonha, voa com suas pernas e pescoço esticados, diferentemente das garças, que tem seus pescoços encolhidos durante o vôo.
Chega a 1,60 metros de altura e impressionantes 3 metros de envergadura, além de pesar até 8 kg. É a maior ave da maior planície inundável do mundo com a capacidade de voar. Não é a toa que o tuiuiú é considerado o símbolo do Pantanal. E é oficial, segundo a Lei 5950/1992.
Feito por Portal Vilson Nunes