Novo método automático e de reconhecimento individual para identificar o eleitor por meio da impressão digital, fotografia e assinatura digital, o recadastramento biométrico tornou-se obrigatório em várias cidades do Brasil. Segundo dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral Regional da Bahia (TRE-BA), nesta segunda-feira (3), no estado baiano 52 cidades estão em processo obrigatório de recadastramento biométrico. Conforme o TRE-BA, apesar do Cartório Eleitoral do município de Palmas de Monte Alto já está realizando a referida biometria, a medida ainda é considerada facultativa para os eleitores montealtenses, ou seja, faz quem quiser. Já os eleitores dos municípios de Guanambi e Candiba, pertencentes a 64ª Zona Eleitoral devem concluir o recadastramento biométrico até 31 de janeiro de 2018. A lista completa dos municípios, pode ser consultada no site do órgão.
Ainda segundo o TRE, até esta segunda-feira, apenas 20% do total de eleitores que devem cadastrar a biometria até janeiro do ano que vem já estão com o processo regularizado. O órgão informou que 4.255,573 eleitores das 52 cidades da Bahia devem fazer o recadastramento, mas apenas 862.518 fizeram a biometria. O tribunal destaca que outros 43 municípios baianos já finalizaram o recadastramento biométrico.
É importante esclarecer que antes de comparecer ao cartório, conforme o TRE-BA, é necessário que o eleitor consulte a existência de débitos com a Justiça Eleitoral, no site do órgão. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento. Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do número (71) 3373-7000.
Fonte: Portal Vilson Nunes