Rádio Visão FM promove mobilização para solicitar ao Governo da BA estudo técnico no ‘Morro do Espinho’ para exploração de jazida

Foto: Meramente Ilustrativa

A Associação Novo Horizonte dos Moradores do Bairro Santa Cruz e Adjacências, mantenedora da Rádio Visão FM de Palmas de Monte Alto (BA) promove uma mobilização com o intuito de formalizar junto ao Governo do Estado da Bahia, por meio de um abaixo-assinado, uma solicitação de estudo técnico no ‘Morro do Espinho’, zona rural do município de Palmas de Monte Alto,  a fim de verificar e levantar o potencial da jazida existente no referido local para a exploração de pedra calcária de modo a despertar o interesse de uma indústria do ramo.

A iniciativa partiu do senhor Francisco de Souza Benevides, sócio fundador da Associação Novo Horizonte, levando a ideia à direção da Rádio Visão, que acatou o projeto. Conforme Benevides, esse é um sonho antigo, e que agora ele visualiza grandes chances de se concretizar, uma vez que todos estão acolhendo a ideia, inclusive com o apoio  dos proprietários e da Associação Novo Horizonte. “Se o governo abraçar  este projeto, e realizar a pesquisa, mediante o resultado, possa interessar a indústria da construção, e se isso acontecer vai trazer a geração de emprego e renda para as pessoas da cidade, vai alavancar a economia da região“, disse Benevides.

https://soundcloud.com/vilson-nunes/entrevista-chico-benevides

Ainda segundo o senhor Francisco Benevides, a ideia surgiu há algum tempo atrás, numa conversa com o ex-secretário de agricultura, o senhor Plínio Moura, que em contato com a nossa Reportagem confirmou seu total apoio a esse projeto, externando sua confiança no sucesso desse empreendimento que irá beneficiar a todos. “Precisa, antes de tudo, buscar um órgão da área de geologia para fazer primeiro, o estudo, um mapeamento para ver o tamanho e a qualidade da jazida“, orientou Plínio Moura.

https://soundcloud.com/vilson-nunes/fala-de-plinio-moura-sobre-jazida-no-morro-do-espinho

A princípio foi realizada uma reunião com algumas autoridades representativas do município e um proprietário da fazenda Pau de Espinho, onde se encontra a possível  jazida,  na qual  foram discutidas as ações iniciais a serem adotadas para empreender o projeto, com alguns encaminhamentos, como: expedição de documento aos órgãos responsáveis, aos políticos, deputados representantes da região, e também a mobilização da sociedade,  pela Rádio Visão FM através da elaboração de um abaixo-assinado, que deve constar cerca de 1.200 assinaturas, representando o apoio manifesto da população.

Em conversa com nossa reportagem, a dona da fazenda Pau do Espinho, Senhora Elieze Praxedes Perez considerou a iniciativa bastante interessante, uma vez que caso seja colocado em prática, o projeto poderia gerar emprego e renda, revelando sua total aprovação ao empreendimento, pois segundo ela a jazida tem potencial. “O que sei é que a jazida é muito grande, e que tem um potencial, não só na  superfície como no subsolo, inclusive se falava em 400 anos de exploração intensiva, e se falava, além de cal, do cimento, da brita,  em corretivo de solo“, informou a proprietária.

https://soundcloud.com/vilson-nunes/entrevista-senhora-elizer

Mediante essas exposições, bem como os benefícios que esse empreendimento trará para nossa cidade e região, fazemos um apelo à sociedade montealtense, no sentido de manifestar seu apoio a esse projeto, assinando o abaixo- assinado e assim, juntos possamos consegui o apoio dos órgãos competentes para concretizar esse sonho de melhorar a economia de nossa cidade e, consequente a qualidade de vida da população.

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.