Considerado pela ciência como um verdadeiro tesouro, o meteorito encontrado no dia 26 de maio de 2017, na zona rural do município de Palmas de Monte Alto (BA), tem agora novos donos. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Vilson Nunes, a compra do objeto fora concretizada na tarde desta sexta-feira (02/06), depois de algumas horas de negociação com a senhora Sirlene da Silva Paes, responsável por ter achado o fragmento, numa parceria envolvendo a prefeitura local, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As três instituições terão um pedaço da peça, que assim fica para pesquisa e exposição em territórios brasileiros.
O valor total da negociação não foi revelado, mas a senhora Sirlene, em contato com a reportagem, manifestou está bastante satisfeita com a comercialização do objeto para as referidas entidades públicas. O professor de história, Nilton Flávio Azevedo, que acompanhou o caso de perto, teve participação fundamental, pois a todo o momento ele dialogava com a família sobre a importância científica do meteorito e a necessidade dele parar nas
mãos corretas, pois se trata de um patrimônio da cidade e deveria permanecer aqui.
O meteorito achado em Palmas de Monte Alto é o sexto já descoberto em território baiano, e “o segundo já encontrado no mesmo município, um caso raro, só registrado antes em Crateús, no Ceará, e em Patos de Minas, Minas Gerais”.
Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM