Através do Conselho Municipal e da Secretaria de Educação, foi realizada em Sebastião Laranjeiras nesta terça-feira (17), a Conferência Municipal de Educação Extraordinária, que reuniu na Câmara de Vereadores diversos segmentos da área, para debate e definição de diretrizes.
O evento teve como tema central, “O PME como instrumento norteador das políticas educacionais do município”, com foco no Plano Nacional de Educação, como política de estado, direitos, diversidade e justiça, que teve como palestrante a mestra em ciências da educação, e secretária de Educação de Guanambi, Edésia Lisboa.
Presentes no evento, o prefeito Dr. Pedro Malheiros parabenizou a todos envolvidos e destacou os avanços da educação, como construção do colégio em tempo integral, novas unidades educacionais nas localidades, projetos de incentivo à educação no campo, entre outros.
“Educação se faz com a participação de todos e nossa gestão tem esse compromisso de incentivar as decisões democráticas através de fóruns como este que é conferência”, frisou o gestor.
A secretária Maria Elízia agradeceu a participação e afirmou que, “As decisões da conferência irão pautar os avanços que teremos na educação em nosso município”.
Presentes, representando o Conselho Municipal de Educação, Valdirene Guimarães, Vivaldo Nogueira – diretor de Cultura, represetando os diretores, Rosimar Moura, presidente do Fundeb, Davi Lima, representando o sindicato dos servidores públicos, Marlos Tércio, representando a APLB, Luz Marina, representando a Câmara de Vereadores, vereadora Simone Alcântara, secretária de Assistência Social Sisera Monção, de Saúde Rosilene Campos, e de Educação Maria Elízia.
Os participantes debateram 7 eixos temáticos, abordando: Eixo 1 – O PNE como articulador do SNE; Eixo 2 – Garantia do direito ao acesso a educação; Eixo 3 – Combate as diferenças e formas de desigualdade; Eixo 4 – Educação de qualidade; Eixo 5 – Valorização dos profissionais da educação; Eixo 6 – Financiamento público da educação pública e Eixo 7 – Educação comprometida com a justiça social.
Fonte: Ascom