PUBLICIDADE

Prefeitos do Alto Sertão autorizam início dos estudos de Aterro Sanitário Consorciado

Foto: Portal Vilson Nunes

Os prefeitos de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens; de Iuiu, Reinalldo Góes; de Sebastião Laranjeiras, Dr. Pedro Malheiros; e de Malhada, Gimmy Everton, deram um passo importante na gestão dos resíduos sólidos ao assinarem um protocolo de intenções para autorizar o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Alto Sertão a iniciar os estudos de viabilidade para a implantação de um aterro sanitário consorciado. A assinatura ocorreu na manhã desta terça-feira (17), com a presença do secretário executivo do consórcio, Anderson Públio, e do coordenador de infraestrutura, Hugo Silveira.

O projeto visa estudo de viabilidade para implantação de um aterro sanitário de pequeno porte, que será gerido pelo CDS Alto Sertão. Trata-se de uma iniciativa pioneira na Bahia, tornando-se um dos primeiros aterros públicos gerido por consórcio no estado, um marco que reflete a visão inovadora dos gestores municipais da região.

Foto: Portal Vilson Nunes

Em fala ao PORTAL VILSON NUNES o engº Hugo Silveira relatou que existem empreendimentos exitosos no estado de Minas Gerais e que o consocio tem espelhados as boas praticas no estado vizinho para desenvolver seu próprio projeto, respeitando nas palavras deles “as peculiaridades regionais”. [ouça]

Além de atender às demandas de Palmas de Monte Alto, Iuiu, Sebastião Laranjeiras e Malhada, o aterro sanitário trará soluções práticas e sustentáveis para o problema histórico dos “lixões” a céu aberto, eliminando os impactos negativos causados pelo descarte irregular de resíduos.

De acordo com o secretário executivo Anderson Públio, o formato consorciado é uma estratégia que reduz custos operacionais e facilita a execução e gestão do projeto. “O CDS Alto Sertão une esforços para garantir soluções viáveis e eficientes, reduzindo a carga financeira para os municípios e oferecendo uma alternativa sustentável”, destacou.

Os prefeitos ressaltaram a importância do projeto para a região. Manoel Rubens enfatizou que o aterro sanitário consorciado é um avanço para a gestão ambiental de Palmas de Monte Alto. [ouça]

Com os estudos de viabilidade iniciados, o próximo passo será a liberação da licença previa pelo INEMA, reforçando o compromisso dos gestores do Alto Sertão em promover o desenvolvimento sustentável e preservar o meio ambiente.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE