
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (26), aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, tornando-os réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A acusação, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta que Bolsonaro e seus aliados participaram de uma trama para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os denunciados estão ex-ministros e militares de alto escalão, como Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres.
Com a decisão do STF, inicia-se a ação penal, na qual os réus responderão formalmente às acusações. Bolsonaro nega as alegações e alega ser vítima de perseguição política.
Essa é a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente se torna réu por tentativa de subverter a democracia.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes