![](https://vilsonnunes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image.png)
O farmacêutico e pesquisador Tasson Rodrigues, natural de Igaporã, no sudoeste da Bahia, conquistou dois importantes prêmios, incluindo um de alcance internacional, por seu trabalho no desenvolvimento de uma vacina em aerossol contra a pneumonia no Instituto Butantan.
Sob a orientação da pesquisadora Eliane Miyaji, do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan, Tasson lidera a pesquisa que busca aprimorar o combate às infecções causadas pelo pneumococo (Streptococcus pneumoniae), bactéria responsável por doenças graves como pneumonia bacteriana, otite, meningite e sepse. A vacina desenvolvida possui vantagens significativas, como dispensar refrigeração e o uso de agulhas, o que pode facilitar sua distribuição em áreas remotas e reduzir custos.
De acordo com Eliane Miyaji, a formulação mais simples da vacina também permite uma produção mais barata e rápida, além de proporcionar uma ação imediata, pois é inalada diretamente para os pulmões. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam a relevância do estudo, já que a pneumonia é a principal causa de mortes por doenças infecciosas em crianças menores de cinco anos, sendo responsável por 14% dos óbitos nesta faixa etária.
O trabalho de Tasson Rodrigues, intitulado “Formulação de vacina pulmonar nanoparticulada baseada em lipossomos contendo antígenos proteicos de Streptococcus pneumoniae”, foi apresentado em seu doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da Universidade de São Paulo (USP), Instituto Butantan e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O estudo rendeu a Tasson o Prêmio Tese Destaque da USP – 13ª Edição na categoria Interdisciplinar, em novembro de 2024, e o Robert Austrian Research Award in Pneumococcal Vaccinology, recebido em 2022.
A inovação promete representar um avanço no combate à pneumonia e outras doenças relacionadas, beneficiando especialmente populações em regiões de difícil acesso e com poucos recursos.
Feito por Portal Vilson Nunes com informações da Rádio Igaporã