A USF (Unidade de Saúde da Família) Nadir de Castro Pinto de Rancho das Mães, distrito de Palmas de Monte Alto, iniciou um projeto de conscientização à população para evitar lixo às margens da BR-030.
O projeto, que é uma parceria entre a USF, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Infraestrutura do munícipio, além de levar conhecimento e conscientização acerca dos prejuízos que os lixos depositados à margem da rodovia traz para a população, também consiste em recolher todo o material descartado irregularmente e dar a devida destinação correta.
A Dra. Miriã Lima, médica responsável pela USF, em contato com a reportagem do PORTAL VILSON NUNES, disse que o descarte inadequado de lixo em estradas e terrenos baldios, além de ser um crime ambiental, está também colocando em risco a saúde, uma vez que isso atrai insetos para a comunidade. “No período de chuva, esses materiais podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya“, esclareceu. A chefe do Departamento de Meio Ambiente do munícipio, Maria Rosa, informou que “o cidadão que for visto descartando o lixo em lugares incorretos será multado e responderá por crime ambiental“.
Como forma de orientar os moradores e comunidade em geral, panfletos estão sendo distribuídos e placas informativas serão anexadas em diversos pontos da comunidade – e também da cidade – s0bre a proibição de despachar entulhos e resíduos, com orientações referentes as leis vigentes. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Feito por Portal Vilson Nunes
Boa iniciativa, mais tem um problema muito grande na cidade que é questão de saúde pública que é a grande quantidade de cachorros soltos e doentes que ja atacou pessoas na cidade.