
Imbuídos pelo Espirito Santo, 186 jovens e adultos da paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens de Palmas de Monte Alto (BA), receberam pela imposição das mãos do bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, o Sacramento da Crisma, na tarde deste domingo (27), na igreja do Divino Espírito Santo, centro da cidade. Esses jovens passaram 2 anos em estudos preparando-se para essa data tão especial para eles e para à Igreja.
O sacramento da Crisma é a confirmação do batismo na qual a pessoa confirma o seu batismo perante à Igreja e a sua permanência tornando soldado de Cristo. Este leva ao fiel o fortalecimento para uma vida de testemunho de amor a Jesus Cristo. Na celebração da Crisma, o bispo unge o crismando com o óleo, traçando uma cruz sobre a testa. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamando a testemunhar o amor ao Senhor.
Em sua homilia, o bispo enfatizou o papel dos padrinhos e os critérios utilizados pelo afilhado(a) em sua escolha. Ainda fez um paralelo da comunidade de Esdras com a comunidade atual. “Somos convocados a ouvir, entender e praticar a palavra de Deus”. Afirmou ainda que a igreja não salva ninguém, mas ela é um instrumento de salvação. Visto que São Paulo a define como corpo místico de Jesus Cristo. Reforçou ainda que assumir o sacramento é muito mais importante que a sua celebração.

Em entrevista a Pascom, o bispo Dom Carvalho falou da sua alegria em celebrar a segunda missa de Crisma neste domingo. “Eu considero esse momento como uma renovação para a comunidade porque durante a Crisma acontece num novo Pentecostes na sua vida. É um momento para a comunidade paroquial saber aproveitar engajando os crismados na caminhada. Eu rezo e espero que esses jovens possam se doar a sua vida a Cristo e a igreja“.
O pároco Pe. José Maria da Silva, e a coordenadora da Catequese, Sílvia Gomes também falaram das suas alegrias e agradeceram ao bispo pela disponibilidade. O pároco ainda agradeceu a coordenação da catequese e aos catequistas pelo trabalho realizado na paróquia. “Espero a resposta desses jovens ao apelo da igreja”, disse.
Por: Gilmar Santana e Willian Silva (Pascom Pma)
Fotos: Juliana Ramos e Yuri Montalvão (Pascom Pma)