
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Comércio e Indústria de Palmas de Monte Alto realizou, nesta quinta-feira (13/12), a apresentação da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável (Coopalmas), que foi implantada no município como parte das ações desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente, em cumprimento ao Termo de Ajuste e Conduta (TAC), assinados pelo Ministério Público Regional de Guanambi e Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto.

De acordo com informações obtidas pelo Portal Vilson Nunes, a iniciativa partiu após muitas reuniões durante outubro de 2017 e todo o ano de 2018 com todos os coordenadores das escolas do Município, tanto da sede, como da zona rural, o que resultou também no início da elaboração do plano municipal de educação ambiental com o tema: EDUCAÇAO AMBIENTAL E CIDADANIA: UMA CONSTRUÇÃO NECESSÁRIA. O qual é o principal norteador da criação da cooperativa, onde a mesma está inserida nas Ações de GESTÃO AMBIENTAL, RESÍDUOS SÓLIDOS E SANEAMENTO BÁSICO.

No âmbito dos resíduos sólidos, o município possui o TAC, assinado em 2015, o qual prevê as seguintes propostas: Instalar a coleta seletiva; Instalar pontos de entrega voluntária; Instalar pontos de coletas voluntárias nos distritos de Espraiado, Rancho da Mães e Pinga Fogo; Disponibilizar um galpão para a instalação dos trabalhos de coleta seletiva; Verificar a criação da cooperativa de catadores; Cadastrar os catadores; Inserir os catadores nos programas sociais; Cadastrar os pequenos geradores de Resíduos Sólidos; Realizar campanha permanente de Educação Ambiental através da distribuição de panfletos e divulgação nas emissoras de rádio; Implantar aterro sanitário; Fazer controle do lixão, mediante a restrição de acesso ao local, cercando-se a área e instalando portão na entrada;
De acordo com a Secretaria, neste primeiro momento estão cadastradas 7 (sete) pessoas que farão a coleta do material reciclável no perímetro urbano. Em entrevista à nossa reportagem, o secretário da pasta, Miro Lima, esclareceu que, o Poder Público forneceu para a Cooperativa todo o aparato de primeira necessidade para o início da mesma, tais como: EPIs, Carrinhos para a coleta, uniformes completos. Ainda segundo ele, a partir de janeiro serão instalados na cidade os PEV- Pontos de Entrega Voluntárias para os materiais recicláveis.