
O município de Guanambi vai entrar em lockdown a partir da próxima segunda-feira (1º) para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O anúncio da medida foi feito nesta quarta-feira (24) pela Secretária Municipal de Saúde Dr. Roberta. Segundo ela, a decisão valerá por 10 dias e foi tomada por causa do aumento do número de casos da Covid-19 e pela falta de leitos nos hospitais. De acordo com a prefeitura, os leitos do pronto atendimento e do Hospital Municipal que foram duplicados hoje já estão todos ocupados.
Procurada pela nossa reportagem, a Assessoria de Comunicação informou que o Decreto será publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (25).
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado, o município registrou mais 54 casos e o número de ativos chega a 170. Mais uma pessoa morreu em decorrência da doença, totalizando 24 óbitos e 17 pacientes internados.
COMO FUNCIONA O LOCKDOWN?
O lockdown é uma medida extrema de bloqueio total, no qual apenas serviços essenciais podem funcionar, como supermercados, farmácias, drogarias, clínicas e hospitais. Ou seja, é permitido sair para comprar alimentos, para fazer o transporte de doentes ou para a realização de serviços de segurança, mas, no mais, a circulação fica proibida. Em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais.
LOCKDOWN: O QUE FECHA?
Estabelecimentos que prestam serviços considerados não essenciais ficam proibidos de funcionar durante o lockdown, assim como alguns espaços. Veja exemplos:
- boates, casas de festa, shows e outros eventos,
- cinemas e teatros,
- museus e bibliotecas,
- clubes e piscinas,
- parques de diversão e circos,
- campos de futebol, quadras e complexos poliesportivos,
- pistas de skate,
- praças e parques públicos,
- pistas para caminhada,
- e academias.
O QUE PODE ABRIR?
No lockdown, as atividades essenciais continuam a funcionar, porém com um controle mais rígido do governo. Confira abaixo uma lista com os estabelecimentos que, normalmente, podem permanecer abertos, no entanto, vale ressaltar que a decisão caberá à Administração Pública:
- hipermercados e supermercados,
- açougues,
- peixarias,
- padarias,
- farmácias e drogarias,
- agências bancárias e casas lotéricas,
- agências dos Correios,
- distribuidoras de gás,
- oficinas mecânicas, borracharias e lojas de peças automotores,
- postos de gasolina,
- clínicas e hospitais veterinários e lojas de vendas de alimentação para animais
- laboratórios,
- clínicas de saúde e hospitais.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE LOCKDOWN E ISOLAMENTO SOCIAL?
O isolamento social é mais brandoe apenas uma sugestão para que as pessoas evitem sair de casa. O lockdown tem regras muito mais duras do que o isolamento social.
Já a quarentena seria um meio-termo, pois é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo, mas não tão restritiva quanto o lockdown.
Uma resposta
Ai não esta incluindo Hotel em nenhuma categoria. como ficamos ?