Durante entrevista concedida ao programa Giro de Notícias da Rádio Visão FM, na tarde de sexta-feira (11), o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz, reafirmou que o cancelamento da tradicional festa de setembro foi em decorrência da constante queda do Fundo de Participação do Munícipio (FPM), recurso repassado pelo Governo Federal.
Segundo o gestor, Palmas de Monte Alto perdeu mais de R$1 milhão, em relação ao ano de 2022, e criticou a política de repasse adotada pela gestão do presidente Lula. “Não é porque eu votei no Lula que vou dizer que a política de estrangulamento dos municípios está correta”, disse. Rubens ainda afirmou que todas as cidades se encontram na mesma situação de Palmas de Monte Alto. [Ouça]
Questionado pelo jornalista Vilson Nunes sobre o agravamento da queda do FPM nos últimos dias, o gestor disse que “em julho, quando a festa foi confirmada, já havia queda na receita. No entanto, estava ciente de que seria algo pontual, mas não foi (…) Não fui eleito para agradar A ou B, tão pouco desagradar. O que estamos fazendo é tomar decisões para cumprir com as responsabilidades de nossa gestão”.
“Eu teria que escolher entre manter os serviços essenciais, entre eles, pagar, em dias, os funcionários da prefeitura, ou fazer a festa. Neste caso, eu prefiro honrar os meus compromissos para com a população, ofertando os serviços prioritários”, finalizou o prefeito.
Assista o vídeo na íntegra:
Ver essa foto no Instagram