O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Matina, Gil do Salôbro e o vice-prefeito Irineu Fernandes, participaram na última quinta-feira (25), do 1° Seminário do Consórcio Interfederativo do Alvo Sertão com o tema: Governança Ambiental no Âmbito Municipal; realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis – INEMA. O evento aconteceu na cidade de Caetité, no auditório da Universidade do estado da Bahia (UNEB). Já na abertura dos trabalhos do Seminário, a mesa deu ênfase a um Convênio assinado no último mês de agosto entre o Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada GAC, com o obj3etivo de fortalecer os órgãos municipais de Meio Ambiente.
O Seminário contou com mais de 50 participantes, dos municípios que integram a base territorial do Consórcio; a Coordenadora de Articulação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Kitty Tavares, proferiu uma palestra sobre as ações de fortalecimento do Sistema nacional de Meio Ambiente, o papel dos entes federativos e o Programa GAC; a diretora de Sustentabilidade e Conservação do Meio Ambiente Jeanne Sofia explanou sobre Gestão Ambiental no âmbito das Unidades de Conservação e a Gestora de Fundos do INEMA, Ivana Pitanga, falou sobre Compensação Ambiente e Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (FERFA)
A Secretaria estadual de Meio Ambiente, implementou Programa de Gestão Ambiental Compartilhada – GAC, atendendo à diretriz do Governo do Estado, com o objetivo de descentralizar e apoiar os municípios baianos, individualmente ou através de parceria com os consórcios públicos, para a adequação de suas estruturas municipais de meio ambiente. Para o biênio 2021/2023, o Estado celebrou 20 convênios com diferentes consórcios públicos intermunicipais. A ação representa um investimento de R$ 4,25 milhões, que vão beneficiar 288 municípios baianos.