O ex-prefeito de Lençóis, na Chapada Diamantina, Marco Airton Alves de Araújo, foi punido na sessão desta terça-feira (6) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). Os conselheiros acataram a denúncia de nepotismo contra o ex-gestor. Marcão, como o ex-prefeito é conhecido, teria nomeado familiares para cargos de confiança sem comprovação de qualidade técnica. Os fatos se deram entre 2018 e 2020.
Conforme a denúncia, o ex-gestor nomeou a filha, Giovana Aguiar Alves de Araújo, para o cargo de secretária municipal de Administração; a esposa do filho, Ana Carolina Cavalcante, para o cargo de secretária de Ação Social e Gestora do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS. Marco de Araújo ainda colocou a esposa, Andiara Pereira Aguiar de Araújo, para secretária municipal de Saúde, além de gestora do Fundo Municipal de Saúde.
De acordo com o conselheiro Mário Negromonte, o ex-gestor não apresentou documentação que comprovasse especialização técnica das servidoras. O ex-prefeito teria apenas enviado currículos simples, sem qualquer prova de qualificação das nomeadas. Por conta das irregularidades, Marco de Araújo terá de pagar R$ 3 mil de multa. Ainda cabe recurso da decisão.
Fonte: Bahia Notícias