
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Guanambi, se manifestou na noite de quarta-feira (28) sobre um caso de racismo ocorrido dentro da unidade. O episódio envolveu dois estudantes do curso técnico de informática.
Segundo informações, durante uma discussão, um aluno do 1º AII teria atacado verbalmente uma colega do 1º BII, dizendo que, além de mulher, ela era preta. A atitude gerou indignação entre estudantes, que denunciaram o caso. O Grêmio Estudantil Luzia Pereira Borges também lamentou o ocorrido e divulgou nota pública.
Em posicionamento oficial, o IF Baiano reafirmou seu compromisso com o combate ao racismo e afirmou que medidas estão sendo tomadas com base no Regulamento Disciplinar Discente. O estudante acusado, de 15 anos, foi identificado e, conforme a instituição, poderá ser punido de forma proporcional à gravidade da conduta, após a devida apuração.
A nota reforça que todas as denúncias de racismo e discriminação são apuradas e que o campus continuará promovendo ações de enfrentamento ao preconceito por meio de ensino, pesquisa e extensão. O instituto destacou ainda a atuação da Coordenação de Políticas de Ações Afirmativas como parte desse compromisso. [confira a Nota na íntegra]
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Guanambi, vem esclarecer sobre o recente caso de racismo ocorrido nas dependências da unidade. Em primeiro lugar, reafirmamos que o IF Baiano tem um compromisso institucional com o combate ao racismo e todas as formas de discriminação, e repudiamos veementemente qualquer manifestação contrária a esses princípios.
Sobre o episódio em questão, informa-se que o estudante acusado, um adolescente de 15 anos, foi identificado e as medidas de apuração e demais providências, previstas no Regulamento Disciplinar Discente do IF Baiano, estão sendo adotadas. Após a conclusão do processo, comprovadas a materialidade e a autoria, será aplicada penalidade proporcional à gravidade da conduta.
Asseguramos à comunidade interna e externa que denúncias de racismo, como esta, e outras formas de discriminação, sempre serão devidamente apuradas e medidas de responsabilização serão aplicadas conforme os limites da atuação do instituto.
Ademais, reiteramos o esforço contínuo do IF Baiano em promover ações de enfrentamento ao racismo, por meio de ensino, pesquisa e extensão, que cotidianamente fazem parte do calendário acadêmico. Institucionalmente, o IF Baiano promove esta conscientização por meio da atuação da Coordenação de Políticas de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade e de instrumentos como a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão do IF Baiano.
Num esforço conjunto com a comunidade acadêmica, seguimos buscando combater o racismo e promover a justiça social e a equidade racial.
Feito por Portal Vilson Nunes