Guanambi: Alunos do IFBaiano desenvolvem cinto para detectar quedas e localizar idosos

Foto: Divulgação

Estudantes do Instituto Federal Baiano, no campus Guanambi, na região sudoeste da Bahia, desenvolveram um sistema a partir de um cinto, equipado com dispositivo de detecção de quedas e rastreamento de localização, para garantir mais segurança a idosos. Os responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento são alunos do curso técnico em Informática para Internet: Duílio Jéferson, Larissa Almeida, Maria Eduarda e Yasmim Freitas, sob a orientação do professor Woquiton Lima. O cinto foi elaborado usando o conceito de Internet das Coisas (IoT). As quedas entre idosos representam uma preocupação crescente em todo o mundo, uma vez que podem resultar em lesões graves e complicações de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice é de uma queda a cada três pessoas com mais de 65 anos. Identificar de maneira rápida o acidente com um idoso é primordial para salvá-lo e este é o principal objetivo do projeto. De acordo com a estudante Larissa Almeida, as informações obtidas pelo dispositivo são enviadas pela internet para um website, permitindo que o cuidador do idoso receba notificações imediatas em caso de acidente, bem como monitore em tempo real a localização do mesmo.

A equipe apresentou o protótipo da tecnologia na Tenda da Ciência, evento organizado pelo IFBaiano, e foi premiada com a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Ascom IF Baiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.