Em decisão divulgada nesta segunda-feira (12), o Juiz Eleitoral da Comarca de Caculé, Aderaldo de Moraes Leite Junior, suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada pela empresa MBF ELEVA LTDA na qual favorece o pré-candidato a prefeito de Ibiassucê, o Tadeuzinho. De acordo com a Justiça, a apuração divulgada apresenta diversas irregularidades, comprometendo a sua confiabilidade.
Registrada em 12 de julho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BA02712/2024, o sistema PesqEle Público, constatou que a pesquisa não dispunha das especificações sobre os bairros e os números de eleitores pesquisados, violando a Resolução do TSE nº 23.600/2019 que prevê as informações de detalhamento obrigatórias. “A ausência de tais informações compromete a confiabilidade da pesquisa eleitoral e, portanto, inviabiliza a divulgação dos dados obtidos, para que não sobrevenha qualquer espécie de influência indevida na opinião pública. Desta maneira, cabe o deferimento do pedido de suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral realizada pelo representado“, escreveu o magistrado.[veja a sentença na íntegra]
O pré-candidato e a empresa responsável têm, segundo a Justiça Eleitoral, o prazo de 24h para retirar a pesquisa de todas as plataformas de todos os meios de divulgação, sob pena de multa diária no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais).
A decisão cabe recurso.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes