Guanambi: Tenente Coronel PM José Non é nomeado novo Comandante do 17º BPM

José Non Oliveira de Souza (Foto: Reprodução)

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nomeou, na manhã dessa terça-feira (18), o novo comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, o Tenente Coronel José Non Oliveira de Souza. Ele assumirá o cargo, antes ocupado pelo Ten. Coronel Hamilton Ferreira dos Santos, que deixa Guanambi pouco mais de um ano após sua nomeação e agora vai comandar o 16º BPM de Serrinha, no nordeste da Bahia. 

José Non foi promovido ao atual posto no fim do mês de maio. Antes, enquanto Major, esteve a frente do comando da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Cipó, a 25ª CIPM, em Casa Nova, e a 74ª, em Juazeiro.

BIOGRAFIA

Natural da cidade de Antônio Gonçalves (BA), o novo Comandante se ingressou na Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em 1991. Sua trajetória policial, até então, é marcada por diversos projetos voltados para a Segurança Pública, sendo bacharel no curso, com especialização na Academia de PM e da Universidade Estadual da Bahia. Foi um dos criadores da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga (CPAC), onde permaneceu por 13 anos, até ser selecionado para integrar o grupo dos PM’s baianos que representaram a Corporação na Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em 2014, ele foi promovido ao Posto de Major.

Anos depois, compôs a Coordenação Geral  da Força Nacional de Policiamento, no Espírito Santo. Em seguida, foi nomeado como Chefe da Seção de Inteligência no Rio de Janeiro, além de compor a equipe de planejamento e execução dos XV Jogos Panamericanos de 2007 e dos III Parapan-americanos. Em 2016, foi contratado para o cargo de consultor de planejamento na área de segurança de instalações esportivas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Em 2022, ele foi indicado pelo Deputado Estadual Tum (PSC) para receber a Comenda 2 de Julho, uma homenagem que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concede às personalidades que se destacaram em seus trabalhos em prol do Estado.

MUDANÇAS NO 17º BPM

Com as mudanças feitas pelo Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner, e publicadas no DOE no último sábado (15), o atual comandante terá uma área de policiamento menor, já que 17º BPM deixou de atuar nos munícipios de Carinhanha, Malhada e Matina que, agora, passam a pertencer a 38ª CIPM, de Bom Jesus da Lapa.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.