No último sábado (2), no Sítio Império em Guanambi, familiares celebraram o centenário de Laly de Oliveira Prates, conhecida por todos como ‘Dona Roxa’, matriarca de uma das mais tradicionais famílias da cidade, a ‘Ramos Oliveira’.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guanambi tem uma população de 87.817 pessoas, e conta apenas com 29 cidadãos centenários, sendo 18 mulheres e 11 homens. “Tivemos a alegria de celebrar o centenário de nossa matriarca, lúcida, cheia de vida e com muita alegria”, frisou para a nossa reportagem, a professora municipal Dilce Ramos, que está entre os 57 netos de Dona Roxa.
Católica fervorosa, o aniversário da anciã contou com um emocionante momento de fé, com celebração religiosa presidida pelo Padre Edson Rocha. O evento teve também, a representação da arvore genealógica, exposição de fotos de sua longeva trajetória de vida em um telão, leitura de um resumo de sua história de vida até o centenário. O festejo se encerrou com um animado show musical, com o cantor Danilo Dante.
Legítima mulher sertaneja da zona rural, ao lado do esposo e filhos enfrentou todas as intempéries e dificuldades da vida. Com esposo agricultor e pequeno pecuarista, além de ajudar na lavoura, cultivava hortaliças, atividade que tiravam o sustento da família, que também começaram trabalhar ainda na infância.
Moradora da rua Goiás, no Bairro Brasília, Dona Roxa nasceu no dia 03 de março de 1924 na Fazenda Malhada, região de Ceraíma. Em 1941, casou-se com Sebastião Ramos de Oliveira. Da união, tiveram 14 filhos, destes, um casal de gêmeos, tendo 2 falecidos. Ao todo, fruto deste amor, são 57 netos, 108 bisnetos e 8 trinetos. O total de pertencentes a árvore genealógica da centenária Dona Roxa, consta-se incríveis 235 membros, tendo vivos atualmente 226.
Feita por João Roberto