A cidade de Guanambi, está em alerta máximo por conta do avanço repentino da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas 24h, o município confirmou 133 novos casos da doença e está com 733 ativos.
De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (17), Guanambi tem 586 pessoas aguardando resultados. No momento, 6 pacientes estão internados no Pronto Atendimento (PA) Covid. Desde o início da pandemia, a cidade registrou 12.189 casos confirmados, sendo que 11.326 já estão curados e 130 pessoas morreram.
O último óbito registrado hoje trata-se de um homem de 60 anos, portador de comorbidades (Hipertensão arterial sistêmica e Diabetes Mellitus), admitido no dia 3 de janeiro na UPA 24h em Guanambi, onde ficou internado por 12 dias em decorrência da Diabetes. No dia 14 de janeiro, o paciente testou positivo para Covid e no mesmo dia foi transferido à UTI no Hospital UNACON em Caetité. Com piora no quadro clínico evoluiu para óbito nesta unidade de saúde, na noite do mesmo dia.
A prefeitura local já tornou obrigatório comprovante de vacina para ter acesso a estabelecimentos públicos e privados. Além disso, a gestão municipal também diminuiu público em eventos. O Poder Público continua reforçando o pedido para o cuidado individual no enfrentamento ao coronavírus com o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.