
Na noite do último sábado (30), por volta das 22h30, guarnições da Rondesp Meio Oeste e do pelotão da 28ª CIPM, em Paratinga, foram acionadas após receberem informações sobre indivíduos armados aterrorizando a área do Cais Beira do Rio, na cidade de Paratinga, no oeste da Bahia.
Ao chegarem ao local, as equipes identificaram dois suspeitos, que se renderam. Outros dois fugiram para uma área de matagal. Durante a perseguição, os policiais foram recebidos a tiros. No revide, um dos suspeitos, identificado como Ricardo Luís, conhecido como “Pikachu”, foi baleado. Ele foi socorrido ao hospital municipal de Paratinga, mas não resistiu aos ferimentos.
Com Pikachu, foram apreendidos um revólver calibre .38 com numeração raspada, 35 porções de cocaína, um pote plástico com maconha, 08 munições intactas e 06 deflagradas calibre .38, 04 munições calibre .32, Uma munição calibre 9mm, dois celulares e um canivete.
HISTÓRICO CRIMINOSO
Considerado de alta periculosidade, Pikachu era gerente de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas na região do Sertão Produtivo e apontado como autor de diversos homicídios em Guanambi. Ele costumava exibir armas, realizar disparos em vias públicas e atacar rivais e devedores.
Em fevereiro de 2018, foi preso no interior de São Paulo por apresentar uma CNH falsa, mas acabou liberado e voltou a atuar em atividades criminosas em Guanambi e Paratinga. Em junho de 2024, durante a “Operação São João em Paz”, ele teve um mandado de prisão temporária cumprido, em ação voltada a conter a violência durante os festejos juninos.
Feito por Portal Vilson Nunes