O inverno é a estação mais fria do ano, e as temperaturas mais baixas podem interferir diretamente na saúde da pele, o maior órgão do corpo humano. Sintomas como ressecamento e o envelhecimento da epiderme, muitas vezes causados pela exposição ao ar gelado sem a proteção necessária, são os mais frequentes neste período. Hábitos e rotinas de cuidado com a cútis, como o uso do protetor solar e a ingestão de bastante água podem ser seguidos para evitar esses e outros sintomas.
Em qualquer estação do ano a pele precisa de cuidados. Contudo, os hábitos de proteção variam de acordo com o clima de cada estação. No inverno é preciso usar protetor solar todos os dias, mesmo que esteja nublado, bem como é indicado realização da limpeza e hidratação da pele com frequência.
“Como cada pele tem suas características particulares, é importante usar um produto específico e recomendado por um profissional adequado. Para as mais secas, por exemplo, recomendamos hidratantes mais cremosos e potentes”, ressalta a professora do Centro Universitário UniFG e fisioterapeuta dermatofuncional, Janne Jéssica Souza.
Ainda de acordo com a especialista, a atenção com a ingestão de líquidos deve ser redobrada, pois o consumo de água influencia diretamente na saúde e aparência da pele. A temperatura da água utilizada para o banho também deve ser observada, já que o contato com uma temperatura maior pode agredir a pele, assim como o uso das esponjas corporais. “A textura áspera esfolia a cútis, removendo as células que ajudam na proteção. A substituição dos sabonetes deve ser considerada no inverno. Troque aqueles com mais ação de remoção de oleosidade por outros mais suaves”, pontua.
Cuidados com os lábios e os olhos
As áreas dos olhos e dos lábios podem ressecar durante o inverno devido ao clima frio, por isso é indicado que se utilize protetor labial e hidratante para proteger e evitar o ressecamento nessas regiões.
Ainda para os olhos, Janne Jéssica Souza ressalta uma série de recomendações, como por exemplo: o não compartilhamento de objetos pessoais; manter as roupas de cama, tapetes, carpetes e cortinas limpos, evitando o acúmulo de poeira; sempre lavar as mãos; evitar coçar os olhos; abrir as janelas para que o ar possa circular.
Vantagens para procedimentos estéticos
É fato que se não existir hábitos e rotinas saudáveis, o clima mais frio pode prejudicar a pele. Contudo, a estação é a mais indicada pelos especialistas para a realização de procedimentos estéticos, já que o clima proporciona várias vantagens que não estão presentes em outras épocas do ano.
“Para quem deseja realizar procedimentos, o inverno pode ser a estação mais apropriada, pois ajuda a manter a pele hidratada, diminui o risco de manchas, reduz o fotoenvelhecimento, rejuvenesce a pele, proporciona preparação mais adequada, além de promover um maior conforto”, lista a professora da UniFG.
Hábitos para manter a pele hidratada no inverno
Abaixo, confira um resumo de dicas para manter a pele sempre hidratada durante essa estação:
- Usar protetor solar com frequência, mesmo em dias nublados;
- Utilizar cremes hidratantes;
- Evitar o uso de retinóides em excesso;
- Evitar banhos muito quentes;
- Aumentar a ingestão de água;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e doces.
Fonte: Ascom