A Escola Municipal Mauricio Gumes, de Caetité, no sudoeste Baiano, iniciou, nesta segunda-feira, a primeira semana das comunidades campesianas.
Como parte da proposta, os alunos farão, durante a semana, diversas visitas por localidades onde predomina o trabalho do homem do campo, na zona rural do munícipio. Rodas de conversas, peças teatrais, oficinas diversas, feira de bases agroecológica e exposições também farão parte da culminância do projeto.
Segundo o diretor da unidade escolar, Marcos Fernandes, o objetivo é concretizar uma proposta educativa voltada para o ensino “no e do” campo que acolha e atenda os educandos ao tempo em que respeite a identidade, diversidade cultural e a realidade cotidiana vivenciada no dia-a-dia. “Além disso, é intuito primordial da proposta, formar sujeitos capazes de construir, de forma ativa e crítica, o conhecimento junto a sua comunidade, que conheça a sua história, o contexto no qual está inserido, que valorizem e deem continuidade à luta pelo qual os pais fizeram e fazem parte como camponeses, em defesa das especificidades de seu povo”, finalizou Marcos.
Confira a programação:
Feito por Portal Vilson Nunes
Parabéns Marcão