Com as últimas chuvas, Barragem de Ceraíma recebeu 11,2 milhões de metros cúbicos de água

Fotos: Léo Dias – Perfil Instagram: Lago de Ceraíma

Uma preocupação de todos antes do período chuvoso, sobretudo, dos produtores do Perímetro Irrigado, era o baixo volume da Barragem de Ceraíma. “A barragem é a principal reserva para os produtores locais, com as articulações que firmamos com o apoio da Prefeitura de Guanambi, em diálogo com a Embasa, Agência Nacional de Águas (ANA) e produtores, esperamos que a Embasa deixe de utilizar a água e siga utilizando a adutora, para abastecer as outras cidades, não podemos correr o risco novamente de ver a barragem colapsar na sua capacidade de armazenamento”, frisou o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio.

📈 – De 25 para 36 milhões de metros cúbicos

Segundo dados oficiais disponibilizados pelo Chefe do escritório da Codevasf em Guanambi, Hudson Faria, antes do período das chuvas, em 22/12/2023, a Barragem de Ceraíma tinha a cota 508,34 – correspondente a 25,328 milhões de m3. Após o período chuvoso, com medição feita nesta sexta (16), a cota subiu para 511,50 – correspondente a 36,522 milhões de m3.

📈 – Aumento de 11m3

Segundo os dados, o reservatório teve um aumento de 11,2 Milhões de m3, o que correspondente a 3,16 m de lâmina d’água. A barragem tem o seu imite na cota 515, com capacidade total de 51 milhões de m3.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.