
Os moradores do município de Palmas de Monte Alto (BA) foram surpreendidos com uma chuva de granizo na tarde deste sábado (5). De acordo com imagens encaminhadas ao Portal Vilson Nunes, o fenômeno ocorreu por volta das 16h10 e foi registrado em várias localidades da zona rural, tais como Sisnandes, Rancho das Mães, Agrestinho, Ladeira, entre outras e, também na sede do município. Segundo populares, a chuva durou cerca de trinta minutos. VEJA VÍDEOS:
Uma moradora da localidade de Sisnandes, afirmou à nossa reportagem, que ficou assustada com as pedras de gelo caindo com intensidade em sua comunidade. “Foi muita pedra, fiquei morrendo de medo, minha mãe tem 78 anos e ela disse que nunca viu uma chuva dessa”, disse Catarina.
O fenômeno, que costuma ser mais comum no verão acontece quando o hemisfério sul recebe maior incidência de raios solares e fica mais aquecido. O ar quente sobe e, quando se encontra com o ar frio da atmosfera, gera um contraste de temperaturas que acaba criando gotículas de gelo.
Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas.