
A Justiça de Carinhanha determinou a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral de nº BA-06242/2024 após uma ação de representação com pedido liminar ajuizada pelo União Brasil. A ação questionava a regularidade da pesquisa realizada pela empresa Opinião Pesquisas Ltda que apontava a liderança da atual prefeita Chica do PT, nas Eleições 2024.
O partido alegou que a pesquisa não atendia aos requisitos legais, tornando seu resultado inválido para divulgação. A decisão judicial destacou que, embora a empresa tenha apresentado o Demonstrativo do Resultado do Exercício no sistema PesqEle, o documento mostrava que a empresa não teve faturamento em 2023, o que não comprova a capacidade financeira da empresa para custear a pesquisa com recursos próprios.
Além disso, a Justiça constatou que a empresa utilizou técnicas inadequadas, com parâmetros incompatíveis, resultando em dados demográficos e financeiros inconsistentes que poderiam levar a conclusões errôneas.
O juiz Arthur Antunes Amaro Neves, da 125ª Zona Eleitoral, acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral e determinou a proibição imediata da divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão visa garantir a integridade e a conformidade das pesquisas eleitorais com a legislação vigente.
Feito por Portal Vilson Nunes