
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), segue com a programação de capacitações para qualificar as associações comunitárias que operam agroindústrias familiares. O objetivo é proporcionar maior diversidade de produtos para os mercados, contribuindo para o fortalecimento das agroindústrias locais.
Nesta semana, foram realizadas duas capacitações voltadas para as boas práticas de produção da mandioca e seus derivados. A primeira ocorreu na Associação da Comunidade Lagoa do Morro, em Candiba, e a segunda, na Associação Remanescente Quilombola Vargem Alta, no município de Palmas de Monte Alto. As capacitações foram realizadas em parceria com o Sebrae e abordaram aspectos essenciais de segurança e qualidade na produção.
Maísa Fernandes de Oliveira, da Associação da Comunidade Lagoa do Morro, destacou a importância do curso: “Foi muito proveitoso, aprendemos sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a forma correta de higienizar as máquinas, os equipamentos e o ambiente de produção. Também tivemos a oportunidade de aprender a fazer bolos, lasanhas e pães com a mandioca e a farinha da mandioca.”
Já Cleide da Conceição Oliveira de Jesus, secretária da Associação Remanescente Quilombola Vargem Alta, ressaltou as melhorias na produção: “Aqui, a gente já fazia farinha, mas não de forma adequada. Agora, com as orientações do curso, vamos fazer farinha de qualidade, até a embalagem, com boas práticas. Gostei muito.”
Fonte: Ascom CAR