Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Guanambi, realizada nesta segunda-feira (18), foram aprovados vários projetos importantes para a cidade. Um deles é o Projeto de Lei nº 04/2024, de autoria do Executivo, que autoriza a prefeitura a conceder um reajuste salarial de 3,62% para os profissionais do Magistério. Além disso, durante a sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 80/2023, proposto pelo vereador Edileno Oliveira, que incentiva a educação de jovens e adultos, permitindo a concessão de incentivos financeiros para matrículas, permanência, frequência, estudo e aprovação nas escolas municipais que oferecem essa modalidade.
Outro projeto relevante aprovado foi o Projeto de Lei nº 07/2024, apresentado pelo vereador Paulo Costa, que trata da criação do Conselho Municipal do Bem-Estar dos Animais. Além disso, foi aprovado o Projeto de Lei nº 05/2024 do Executivo, que dispõe sobre gratificações para os servidores públicos que trabalham com compras públicas, licitações, contratos administrativos e sua gestão no município de Guanambi. Bem como o Projeto de Lei nº 06/2024 apresentado pelo Executivo foi o que trata da adequação e equidade nos parâmetros remuneratórios dos Assistentes Sociais, relacionados à carga horária de 30 horas.
Além desses projetos, houve também a aprovação de projetos de denominação de ruas, como o Projeto de Lei nº 06/2024, de autoria do vereador Joventino Neto (Neto de Dim), que altera o nome da Avenida “A” no Jardim das Palmeiras 1, passando a denominar-se Avenida Eunice Moraes Coelho, localizada no Bairro Pôr do Sol. Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 08/2024, do vereador Paulo Costa, que renomeia a Rua da Caixa, no Distrito de Ceraíma, para Rua Relíquias Pereira Costa.
Utilizaram a Tribuna Livre, os senhores Paulo Henrique Malheiros de Castro para solicitar apoio dos Vereadores junto à prefeitura, visando acelerar as etapas de homologação dos concursos dos editais 01 e 02/2023 e o Diretor Fundador da Casa Bom Samaritano, Thiago da Silva Lisboa, para solicitar a colaboração dos Edis para a aquisição da sede própria. Ele destacou a importância do trabalho realizado pela instituição e a necessidade de um espaço permanente para ampliar os serviços prestados à comunidade.
No momento livre, os vereadores compartilharam suas atividades semanais, incluindo o pedido de reforma para a Praça Gercino Coelho (conhecida como Praça do Bradesco), pavimentação asfáltica em alguns bairros, assim como a preocupação com os altos preços cobrados pela Embasa, reforma do Centro de Cultura prevista para este mês, parabenizaram o Executivo pela entrega de 170 escrituras para moradores dos bairros São Vicente e Joaquim Fernandes, bem como ordem de serviço para o Hospital Municipal e divulgação do seminário “Elas em Ação”, promovido pela Bancada Feminina da Câmara, marcado para o dia 27 de março de 2024 no Auditório Lino Teixeira. Além disso, destacaram que seus mandatos estão disponíveis para auxiliar acelerar as etapas de homologação dos concursos para a aquisição da sede própria da Casa Bom Samaritano.
Fonte: Ascom