
Na última quinta-feira (5), um áudio e diversos prints começaram a circular nas redes sociais, supostamente divulgados pela vereadora Maria da Serragem (União Brasil), que sugerem a utilização da Unacon, unidade de saúde localizada em Caetité, para fins eleitorais. O material, que teria sido compartilhado no grupo de WhatsApp denominado “Amigos de Maria”, mostra a vereadora, candidata à reeleição, oferecendo cirurgias de hérnia, vesícula, histerectomia e outros procedimentos, pedindo que os interessados entrem em contato de forma privada. [ouça o áudio]
Além disso, o candidato Capitão Alex Castro (União Brasil) também compartilhou a mesma mensagem em seu grupo, indicando que de fato as cirurgias seriam realizadas na Unacon e incentivando quem estivesse precisando a entrar em contato. Ao ser abordado pela reportagem, Alex afirmou: “As denúncias de falácias sempre aparecerão nesse período, infelizmente. Não sou político. Pauto minha campanha fora dessa esfera. Apenas copiei e colei isso de outro grupo. Mas enfim, não tenho nada a declarar, tão pouco preocupar com isso. Não entro nesse jogo sujo de política viciada.“
A vereadora Maria da Serragem foi procurada para comentar a situação, mas até o momento não retornou os contatos da reportagem.
De acordo com as imagens, as cirurgias seriam realizadas na unidade de saúde do município, o que levanta preocupações sobre o possível uso indevido dos serviços públicos para influenciar a eleição.
O PORTAL VILSON NUNES também entrou em contato com o diretor da Unacon, Dr. Almir, e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.
O QUE DIZ A LEI
A situação pode configurar uma violação da Lei Eleitoral (Lei 9.504/97), que proíbe o uso de bens e serviços custeados pelo Poder Público para promover candidatos ou partidos. Se comprovado, o ato pode levar à cassação do registro ou diploma do candidato, conforme o inciso IV do art. 73 da referida lei.
Feito por Portal Vilson Nunes