Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon fará visita de dois dias de oficinas de leitura em Palmas de Monte Alto

Foto: Divulgação

Nos dias 14 (terça-feira) e 15 (quarta-feira) de maio, a Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon estará na cidade de Palmas de Monte Alto com oficinas de leitura, conforme informações repassadas pela secretária municipal de educação, Vicência Paula.

Segundo divulgação da pasta de educação, das 9h às 10h30 e das 13h30 às 14h30 serão realizadas atividades já agendadas com alunos. Das 10h30 às 12h e das 15h às 16h30 a Biblioteca Móvel ficará à disposição para visitação do público.

A Biblioteca de Extensão (BIBEX) é uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A BIBEX iniciou suas atividades em 1968 – um ano após ter sido criada pela Lei 2.464 de 13.09.1967 – através de 03 (três) veículos Kombi, devidamente adaptados, que circulavam por diversos bairros da capital baiana. Após 10 anos, a frota foi ampliada para 11 veículos. Em 1995, as Kombis foram substituídas por 02 Space-Van e, atualmente, por dois micro-ônibus. A Biblioteca de Extensão também vai à comunidade através de Espaços de Leitura espalhados por Salvador e interior da Bahia, além de participar, frequentemente, de eventos que promovem o livro e a leitura.

A Unidade Móvel constitui-se de um micro-ônibus e um ônibus estruturalmente adaptados para servir como biblioteca, com a finalidade de levar acervo bibliográfico às áreas periféricas e ou áreas que não possuam bibliotecas físicas, proporcionando a circulação de livros, o empréstimo em domicílio, orientando a pesquisa bibliográfica. A BIBEX caracteriza-se também como polo de atividades culturais, comunitárias, de informação e auxiliando na ampliação do conhecimento, por meio de atividades como: Oficinas, jogos educativos, contação de história, participação em eventos (feiras/festas literárias, inauguração de bibliotecas, semana do estudante entre outros eventos no estado da Bahia), atividades artísticas e mediação de leitura.

A unidade de biblioteca móvel participa de feiras e festas literárias, inauguração de bibliotecas, semana do estudante entre outros eventos no estado da Bahia.

Oficinas

São disponibilizados instrumentos para a realização de diversas oficinas criativas como: confecção de flores, cartões, certificados, dedoches, fantoches etc., além da oficina de mediação de leitura, contação de histórias e teatro.

Jogos educativos

Atividade desenvolvida com o objetivo de estimular a inteligência dos participantes de forma lúdica, ensinando-os a discernir valores éticos e morais, adquirir novas habilidades, aceitar e respeitar regras, aprender a lidar com resultados e enriquecer relacionamento de uma forma criativa.

Atividades artísticas

Ações produzidas com o objetivo de desenvolver competências criativas, estéticas, físicas, culturais e cognitivas mobilizando a sistematização de saberes específico bem como de outras áreas do conhecimento.

Contação de histórias

A atividade de contação de histórias tem por finalidade ajudar a criança a desenvolver seu imaginário e habilidades, possibilitando construções novas e uma leitura de um mundo mais ampliado e significativo.

Mediação de Leitura

A mediação da leitura pode ser vista como uma atividade social, onde o principal objetivo é transformar em leitores aquelas pessoas que desconhecem a leitura como uma prática que desenvolve o senso crítico, criativo, social e cultural, mostrando que a leitura pode transformar suas vidas e abrir novos horizontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.