O autoteste para detectar a presença do vírus HIV deve estar disponível nas farmácias do Brasil até o fim deste mês. As farmácias do Rio de Janeiro já começaram a receber o produto no início dessa semana com o valor médio de R$ 60 a R$ 70.
Segundo informações da Agencia Brasil, não há necessidade de receita médica e o consumidor fica sabendo do resultado em 10 minutos após o sangue entrar em contato com o reagente. O material só está sendo distribuído na América Latina, apenas no Brasil.
A diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, informou que o teste é importante para ampliar o diagnóstico do vírus. “Advogamos tanto com relação ao autoteste porque acreditamos que ele amplia e muito a cobertura diagnóstica. Têm pessoas que não querem ir à unidade de saúde para fazer o teste do HIV”, disse à Agencia Brasil.
Porém a diretora alerta que o resultado positivo deve ser confirmado com outros exames e acompanhamento de profissionais de saúde. “O teste da farmácia não é confirmatório. Com o autoteste positivo, deve-se buscar imediatamente a unidade de saúde para fazer novos testes confirmatórios”, explicou.
Fonte: Agência Brasil