
A família de Maria Rita Pereira Cardoso, de 61 anos, moradora do Sítio Barra Nova, próximo ao Curral de Pedras, em Palmas de Monte Alto (BA), vive momentos de angústia enquanto aguarda a transferência da paciente para um hospital que possa realizar a cirurgia de que ela precisa com urgência.
Maria Rita sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico no sábado (26), por volta das 10h, e foi inicialmente atendida no hospital municipal de Palmas de Monte Alto. Como não havia vaga no Hospital Geral de Guanambi (HGG), foi regulada e transferida para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), em Caetité (BA), onde permanece internada na UTI.
Segundo a filha da paciente, Marizane, que falou à reportagem do Portal Vilson Nunes, o estado da mãe é gravíssimo.
“No hospital Unacom de Caetité, ela está na UTI, porém lá não tem o suporte para ela, não tem o neurologista. Ela precisa urgente de um neuro, de uma UTI com o suporte adequado. A gente só conseguiu fazer uma tomografia ontem, que confirmou o AVC hemorrágico. Ela não para de sentir dor de cabeça. Precisa urgentemente dessa regulação para o hospital regional, para fazer a cirurgia na cabeça, para tirar o sangramento”, desabafou.
Diante da gravidade do quadro e da demora no processo de regulação, a família iniciou uma campanha nas redes sociais para tentar sensibilizar as autoridades estaduais de saúde e garantir a transferência da paciente o quanto antes.
A reportagem acompanha o caso e continuará atualizando as informações sobre a situação de Maria Rita.
Feito por Portal Vilson Nunes