
A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a aprovação na Bahia pela primeira vez, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento mostra que 51% dos entrevistados no estado avaliam a gestão de Lula como negativa, um aumento significativo em relação a dezembro, quando esse índice era de 21%. No mesmo período, a aprovação caiu de 44% para 30%.
A Bahia, tradicionalmente um dos estados mais favoráveis a Lula e governada por Jerônimo Rodrigues (PT), segue uma tendência registrada em outras partes do Nordeste. Pernambuco, por exemplo, também viu a desaprovação ao governo federal subir de 23% para 37%, enquanto a aprovação caiu de 48% para 33%.
Além da Bahia e Pernambuco, outros sete estados registraram desaprovação superior a 50%, indicando um cenário desafiador para o governo petista na região. Essa é a primeira vez, desde o início de seu terceiro mandato, que Lula enfrenta queda expressiva na avaliação popular em estados do Nordeste.
Fonte: Genial/Quaest