
A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi registrou a ocorrência de dois óbitos de pacientes infectados com o Coronavírus. Com os novos registros, o total de mortes chegou a 126 no município.
Segundo o órgão, a 125ª vítima trata-se de uma mulher de 90 anos, portadora de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Cardiopata), que deu entrada no PA Covid no dia 22 de março com confirmação e procedência de internação na UPA 24h, onde ficou internada por 15 dias. No dia seguinte, foi transferida para o Hospital de Campanha em uso de suporte de oxigênio e quadro estável. No dia 29 de março, a paciente recebeu alta hospitalar seguindo em monitoramento pela equipe da Secretaria de Saúde. No dia 30 de março, a paciente deu entrada no Hospital Geral de Guanambi e devido ao estado grave, fez uso de ventilação mecânica. Com piora no quadro clínico, evoluiu para óbito nessa unidade de saúde no dia 30 de março. Na declaração de óbito não constava Covid como causa básica definida, mas por se tratar de um óbito com confirmação recente de Covid, a causa do óbito foi investigada e analisada pelo Grupo Técnica, na qual encerrou o caso como causa a Covid-19.
Já a 126ª vítima foi uma mulher de 79 anos, portadora de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus), que foi admitida no dia 10 de agosto no Pronto Atendimento da Covid-19 com confirmação da doença. No dia seguinte, foi transferida para o Hospital Municipal e logo em seguida transferida para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Guanambi e no dia 19 de agosto foi transferida para a Clínica Médica. Com piora no quadro clínico, evoluiu para óbito nessa Unidade de Saúde na noite do dia 25 de agosto.
Casos
No boletim epidemiológico divulgado, mais 5 casos foram registrados nas últimas 24h. Até agora já foram contabilizados 10.831 infecções, com 10.689 pacientes recuperados. Ainda restam 16 pessoas ativas com o vírus, dos quais 6 estão hospitalizados. Outros 28 aguardam resultado dos exames laboratoriais.
Feito por Portal Vilson Nunes