3º Pedal pela Vida em alusão à Campanha Setembro Amarelo é realizado em Palmas de Monte Alto

Foto: Divulgação

A prefeitura de Palmas de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar, realizou no último domingo (17) o “3º Pedal pela vida” em alusão à Campanha Setembro Amarelo, Mês de Prevenção ao Suicídio. O pedal tem como objetivo chamar atenção e alertar a população para essa triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. O pedal é uma das diversas ações que a Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando durante todo mês de setembro.

Setembro é o mês voltado aos cuidados com a saúde mental, em especial à prevenção do suicídio. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, o suicídio é uma das principais causas de mortes em todo o mundo, superando os índices de óbitos por HIV e câncer, por exemplo. O estudo aponta que a maioria dos casos está associado a doenças como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.

A 3ª edição do Pedal pela vida, contou com participação significativa da população, do vice prefeito Domingos Rodrigues Porto Neto, e também dos grupos de pedal “Elite do pedal” e “amigos do pedal” .

O pedal saiu do Parque de Vaquejada passando pelas ruas e avenidas da cidade com chegada na praça da Bandeira onde teve a fala da Secretária de Assistência Social, Adenúsia dos Santos Araújo, que explanou sobre a importância da ação e que o pedal foi a forma encontrada de fazer com que a população adote hábitos saudáveis por meio da adoção de exercício físico, ajudando a complementar os cuidados com a saúde mental. A psiquiatra Larissa Silva chamou a atenção para o estado emocional, inclusive afirmou que essa observação é que identificará se existe um pensamento suicídio. E Dineuza Silva, psicóloga, do município, explicou como funciona o trabalho com os pacientes, além de lembrar que esse trabalho é feito durante os 365 dias, mas em setembro acontece o evento justamente para chamar a atenção da sociedade para um assunto tão sério. Finalizando com sorteio de brindes para os participantes.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.