O comando do 17°BPM divulgou, na manhã desta quarta-feira (14), o balanço final de toda a Operação Carnaval/2024, na área de atuação do batalhão.
Em Guanambi, no distrito de Mutans, a festa foi marcada pela tranquilidade. Com uma média de público estimada em cerca de 5 mil pessoas por dia, durante os quatro dias, o evento encerrou-se por volta das 4h40 desta quarta-feira.
O batalhão empregou em Mutans, 208 policiais militares, atuando nos serviços de patrulha, e ponto de abordagem no acesso ao distrito, conseguindo coibir a entrada de armas, drogas e outros objetos que pudessem comprometer a segurança da folia.
No Município de Carinhanha, o evento encerrou-se por volta das 6h de hoje, tendo a atuação da PMBA assegurado que aproximadamente 6 mil pessoas por dia, em média, também aproveitassem a folia, no mesmo clima de paz e tranquilidade, durante três dias de festa. 75 policias militares foram empregados no serviço de patrulha no sítio da folia.
Em ambos os circuitos, durante toda a Operação, a PM obteve apenas 6 (seis) registros de ocorrências, todas relacionadas a vias de fato: 2 (dois) em Mutans e 04 (quatro) em Carinhanha, com pronta intervenção e resolução por parte da Força policial militar.
O Ten Cel PM Hamilton Ferreira, comandante do 17º BPM e da Operação, considerou exitoso o trabalho da PMBA no evento. Ele atribuiu o sucesso da Operação a dois importantes fatores: o criterioso planejamento feito pela Polícia Militar, que, a cada ano vem aumentando o seu Know How no policiamento desta que é a maior festa a céu aberto do Planeta ( o Carnaval da Bahia ), e ao empenho de todos os policiais militares (oficiais e praças) envolvidos na segurança do evento, em especial os que pertencem ao 17°BPM, que, com alto grau de compromisso, responsabilidade e profissionalismo, atuaram de forma técnica e precisa para garantir a paz e a ordem nos circuitos da folia momesca.
Fonte: 17°BPM/Ascom