Palestra sobre meteorito é realizada com auditório lotado em Palmas de Monte Alto

    0
    120
    Palestra sobre meteorito é realizada com auditório lotado em Palmas de Monte Alto (Fotos: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)

    Na noite desta sexta-feira (02/06), com o Auditório do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura completamente lotado, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Palmas de Monte Alto e o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram uma importante palestra informativa sobre meteoritos aos alunos, professores e pessoas da comunidade montealtense.

    Os trabalhos foram coordenados pela astrônoma Dra. Elizabeth Zucolotto da UFRJ e o recém-doutor  em Geologia pela UFBA, Wilton Carvalho. Ambos destacaram aos presentes que poucas cidades no mundo têm mais de um meteorito, e isso compõe mais uma das razões de interesse científico do meteorito achado em Palmas de Monte Alto. Dra Elizabeth deu uma verdadeira aula abordando como os meteoritos caem do espaço e entram em contato com a atmosfera. No final, os pesquisadores ainda responderam vários questionamentos do público.

    Vale ressaltar que, a palestra realizada contou com o empenho da professora Débora Rios, líder das pesquisas com meteoritos no Instituto de Geociências da UFBA, que mesmo estando em Salvador, viabilizou o evento junto com a Secretaria Municipal de Educação, recebendo total apoio do secretário Domingos Rodrigues Porto Neto.

    Após o evento, em entrevista ao programa Giro de Notícias da Rádio Visão FM, a pesquisadora Elizabeth relatou sobre os procedimentos adotados a partir de agora para que o segundo meteorito encontrado em Palmas de Monte Alto seja registrado. Confira a entrevista completa:

    https://soundcloud.com/vilson-nunes/entrevista-com-a-astronoma-dra-elizabeth-zucolotto-da-ufrj

    Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.