Volta às aulas presenciais: Matina reabre todas suas escolas

Foto: Reprodução

Depois de quase dois anos sem aulas presenciais, sem o contato com o ambiente escolar, fisicamente distantes dos professores e dos coleguinhas, eis que os alunos das escolas da rede municipal de Matina estão de volta às suas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação marcou para esta quarta-feira (20/10), a volta das aulas presenciais e em todas as escolas da rede, com exceção da Creche; o reencontro foi marcado por momentos de alegria e emoção, cercado de protocolos de segurança e higiene, uma acolhida calorosa e cheia de demonstrações de carinho.

As escolas estavam bem organizadas e foram cuidadosamente preparadas com ativos de segurança em todas as dependências, dispensadores de álcool em gel, medidores de temperatura, carinhosas mensagens, algumas com arcos de bexigas coloridas na entrada e houve quem estendesse um tapete vermelho para chegada de “Sua Excelência, o Aluno.”

E aos poucos eles foram chegando de máscaras, cada um munido com seu Kit de Segurança distribuído pela secretaria de educação, composto por utensílios de uso individual; traziam um sorriso novo e a certeza do recomeço para um novo tempo de alegrias e reencontros.

Como no momento a recomendação ainda é de cuidados com o distanciamento, higiene constante das mãos e uso ininterrupto de máscaras para prevenir o risco de transmissão do coronavírus, ninguém pode dispensar os protocolos que foram seguidos à risca desde o transporte escolar até a chegada à sala de aulas; a secretaria de educação vem preparando esse retorno há meses e está preocupada com a parte emocional de cada estudante, e entende que a socialização será um excelente remédio.

“Estamos trazendo os alunos para o ambiente que eles mais gostam que é a escola, onde há convívio e interação; neste primeiro momento, o nosso objetivo não é oferecer uma carga de conteúdo aos alunos, mas proporcionar um excelente acolhimento a todos, inclusive aos professores; queremos que os alunos se ambientalizem e saibam que a escola é um lugar seguro; é natural que alguns pais e alunos ainda sintam inseguros e receiosos; para esses, vamos manter o ensino remoto e pouco a pouco eles ganharão confiança para voltar.” – declarou a Secretária de Educação do município, Luzia de Marilac.

Nessa quarta-feira toda rede de transporte escolar funcionou plenamente e todos os alunos que foram às escolas receberam a merenda escolar. Em todas as unidades foram distribuídos os EPIs- Equipamento de Proteção Individual . A equipe da secretaria trabalhou com muita dedicação para que não faltasse nenhum detalhe e que tudo acontecesse rigorosamente dentro do planejado para esse dia tão especial.

Ascom/Matina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.