
Moradores de diversas regiões da Bahia foram surpreendidos na noite desta segunda-feira (27) por um rastro luminoso cruzando o céu. O fenômeno, que também pôde ser visto em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal, foi provocado pela reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.
Até a publicação desta matéria, ainda não havia confirmação oficial sobre a origem do objeto. No entanto, informações preliminares indicam que poderia se tratar de fragmentos de um foguete chinês lançado em dezembro do ano passado.
As luzes observadas são resultado do aquecimento dos fragmentos durante o atrito com o ar, o que gera clarões e rastros incandescentes, e que são frequentemente confundidos com meteoros ou cometas. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Vilson Nunes (@portalvilsonnunes)
Fenômenos semelhantes já foram registrados outras vezes na Bahia. Em 16 de maio de 2025, a reentrada do estágio ASIASAT 8 Falcon R/B foi visível em várias cidades do estado, com trajetória confirmada posteriormente sobre o Oceano Atlântico. Já em dezembro de 2023, um clarão visto em diversas regiões também foi associado à queda de restos de foguete de origem chinesa. Na Chapada Diamantina, no mesmo mês, um meteoro foi confirmado após provocar forte luminosidade, e em outubro de 2019 um bólido foi registrado no céu de Guanambi.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

