PUBLICIDADE

Vídeo: ‘Bola de fogo’ no céu surpreende moradores de Palmas de Monte Alto, Iuiu e várias cidades do Brasil

(Foto: Reprodução)

Um fenômeno luminoso chamou a atenção de moradores do sudoeste baiano e de outras regiões do país na noite desta quarta-feira (14). Uma intensa bola de fogo foi vista cruzando o céu por volta das 18h30, gerando surpresa e curiosidade. Registros em vídeo e relatos foram feitos por populares de cidades como Palmas de Monte Alto e Iuiu, além de municípios mineiros como Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, João Pinheiro e Brasilândia de Minas. Em algumas localidades do norte de Minas e do estado de Goiás, o clarão também foi observado.

Apesar de o fenômeno ter sido inicialmente interpretado por muitos como um meteoro, especialistas não descartam a possibilidade de se tratar da reentrada de lixo espacial, fragmentos de satélites ou foguetes desativados que queimam ao entrar na atmosfera terrestre.

O astrônomo Sérgio Sacani, do canal Space Today, comentou que, embora o espetáculo visual seja semelhante ao de um meteoro, as características observadas até o momento indicam que o objeto luminoso pode mesmo ter sido um artefato humano reentrando na atmosfera. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) segue analisando os registros para confirmar a natureza do evento.

Nas imagens que circularam pelas redes sociais, é possível ver um objeto brilhante cortando o céu a grande velocidade, deixando um rastro luminoso até desaparecer no horizonte. [assista]

Eventos como esse são relativamente comuns, mas nem sempre visíveis a olho nu, o que explica a reação de espanto dos moradores que conseguiram flagrar o momento.

Diversos moradores do estado de Porteirinha, interior de Minas Gerais, relataram uma explosão muito forte nas imediações. Até o fechamento desta reportagem, não há maiores informações.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Respostas de 2

  1. Que incrível! Parece coisa de filme. Seja meteoro ou lixo espacial, é fascinante pensar que coisas assim acontecem no nosso céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE