A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva não só garante a matrícula dos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades nas escolas regulares do Brasil, como também prevê o atendimento às suas necessidades educacionais especiais de forma integrada à proposta pedagógica da escola.
O Plano Educacional Individualizado – PEI é uma ferramenta que contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas que possuem algum tipo de limitação ou dificuldades para aprender. Por isso, é um recurso pedagógico voltado para as necessidades individuais do aluno.
A vereadora destaca que é muito importante ter estratégias e métodos adequados de ensino para que o aluno possa compreender e melhorar as suas habilidades. Pois, o ambiente escolar também deve ser adaptado e adequado para que o aluno possa participar e desenvolver as suas potencialidades.
Na perspectiva do avanço e de garantir a inclusão escolar no município, a vereadora Bárbara de Nadir encaminhou a solicitação para o Gestor Municipal e para a Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: Ascom